quarta-feira, 3 de abril de 2013

O Pão-de-ló do Gomes

Nesta época de festejos da Páscoa é habitual cá em casa reinar um certo e determinado produto muito português chamado de pão-de-ló. Ele sim, é o rei! Como qualquer doçaria lusitana está carregadinho de ovos e açúcar mas sabe tão bem. No exacto momento em que estou a escrever este post estou-me a deliciar com um exemplar que para mim é o melhor pão-de-ló que alguma vez provei. E vem daqui da terrinha onde eu moro. Vem da família Gomes que já os faz há muitos e muitos anos (não sei precisar quantos) e se não fosse assim tão bom não atraía pessoas de outros cantos, e olhem que são muitas e fiéis, especialmente nesta altura do ano. 

Eu sei que temos localidades em Portugal famosas pelo seu pão-de-ló e que este se estabeleceu como um símbolo para as cidades de Ovar, Alfeizerão, Margaride e de Arouca. Confesso que apenas provei o primeiro, que é mais húmido e claro que é um pitéu! Os outros ainda espero provar algum dia para tirar as minhas conclusões mas algo em mim me diz que nenhum deles vai bater o famoso pão-de-ló do Gomes que vem lá da Vila de Joane, minha terra do coração. 

Só lhe posso atribuir um defeito: é tão bom que não consigo parar de comer! E vai mesmo assim, à mão, pois não há melhor forma de o comer e quando damos por ela já se foi quase meia rosca.
Como todos os doces ou bolos que vão preenchendo as nossas vidas na comemoração de algumas tradições, vamos associando a eles momentos e, sempre que como pão-de-ló, logo me lembro da minha avozinha paterna Rosa que lhe chamava naquele jeito meio brincalhão meio carinhoso a "broa-de-lá", e eu achava um piadão àquilo! 

Bem, espero que se algum dia vierem para terras Joanenses não se esqueçam que tem lá o melhor pão-de-ló do mundo!
E o que é nosso é bom e merece ser divulgado.


Até já!



Sem comentários:

Enviar um comentário