quinta-feira, 4 de abril de 2013

Beleza sonora #12 - Tania Maria


Estava eu com uns amigos em mais um sábado à noite, daqueles típicos em que vamos beber uns copos e ver a malta a tocar, concerto que adorei dos The Funktion, no local do costume, quando dou por mim e fico à conversa com uma pessoa que mal conheço, por um longo período de tempo. Não, não foi engate, nem muito menos conversa de ocasião, foi antes um excelente diálogo que timidamente foi crescendo, em torno do tema "Música", e se foi desenrolando de forma tão agradável que me esqueci completamente do que estava à minha volta, sem desprazer para os demais. 

É raro nos dias de hoje podermos ter este tipo de momentos quando saímos, a nossa geração já não perde o seu tempo a debater o papel das grandes figuras da música e o seu contributo e obra, salvo raras excepções. Eu sou uma privilegiada no que toca a este assunto porque ao longo da minha ainda curta “carreira” musical sempre estive rodeada de músicos de enorme talento e que me foram dando a conhecer muitos dos artistas que hoje venero e todas as experiências musicais que partilhamos contribuíram fortemente para a pessoa que sou hoje. E foi assim que me deixei conduzir por uma viagem que nos levou ao tempo áureo da música brasileira: a bossa do João Gilberto, do Tom, do Vinícius, do Toquinho, depois o tropicalismo onde surge toda uma geração de músicos que marcam uma reviravolta cultural e política, o Caetano, o Gil, a Gal, a Elis, o Edu e claro está o Chico Buarque, e também o lirismo do Milton. Ainda se falou, inevitavelmente, da ligação do jazz com a bossa, a influência que o primeiro teve no segundo e depois o contrário. 

Desliguei completamente do que estava a acontecer à minha volta, ouvi, argumentei, aprendi, cantarolei e teria ficado horas a conversar. E trouxe comigo novas descobertas como a Tania Maria, que surgiu no seguimento do Hermeto, outro que tanto deu que falar. Fui pesquisar pela Tania e claro que fiquei maravilhada e ao mesmo tempo um tanto culpada por não a conhecer antes. Mas agora já sei que ela existe e vou ter muito para ouvir. Pelo pouco que já ouvi ela me parece uma mistura de Nina Simone com Hermeto Pascoal. Ela canta, toca piano e compõe maravilhosamente. 


Tania Maria você é muito legau! 




Jazzwoman!



E um enorme OBRIGADA ao meu companheiro de conversa no sábado que passou e a todos aqueles que tanto contribuíram para o meu conhecimento musical!

Até já!  

Sem comentários:

Enviar um comentário