terça-feira, 30 de abril de 2013

All that Jazz

Viva, viva, viva o Jazz! E hoje comemora-se o seu dia!

Uns amam, outros odeiam, outros há que não se interessam por isso mas não há como negar a influência deste estilo musical em toda a história da música contemporânea. 
Mas afinal o que é o jazz? Como definir este estilo? Quem são os grandes intervenientes do Jazz? Para responder a todas estas questões aconselho vivamente a assistirem ao documentário "Jazz: The History" que está dividido em 10 séries, e que é talvez o melhor registo documental dos factos mais importantes bem como da evolução deste género musical. 
Foi assim que há uns 10 anos atrás eu iniciei a minha grande paixão pelo jazz, assisti religiosamente a todos os episódios e um admirável mundo novo (que não era assim tão novo) me foi dado a conhecer: Billie Holiday, Louis Armstrong, Ella Fitzgerald, Charlie Parker, Dizzy GillespieMiles DavisOrnette ColemanJohn ColtraneDuke EllingtonStan GetzDexter GordonWynton MarsalisCharles MingusDjango ReinhardtSarah VaughanBessie Smith, Nina Simone, Thelonious Monk, Chet Baker, entre muitos outros. 

Todas as séries estão disponíveis no youtube, esta é a primeira:



Depois é não mais parar...

"Jazz music celebrates the life!", Wynton Marsalis

Até Jazz!

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Quem dança seus males espanta

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Dança, uma arte tão antiga quanto a música e o teatro. Para mim dançar, mesmo achando que não tenho muita habilidade, é uma espécie de libertação do meu corpo e da alma, um momento de partilha, de celebração, de relação com os outros e comigo mesma.
Dançar faz bem à saúde física e mental de quem a pratica, por isso dancem pessoas, sem pudor e sem preconceitos. É recomendável a todas as idades :)
E assistam ao máximo de espectáculos de dança possível!

Deixo-vos alguns filmes que prestaram homenagem à dança, das mais variadas formas, e que vos vão deixar ainda com mais vontade de bailar...

Pina, O filme de Wim Wenders

O Picolino

Serenata à chuva

Grease

Billy Elliot

Cisne negro

Dirty Dancing

Chicago

Dancer in the dark




Let´s dance!

quinta-feira, 25 de abril de 2013

25 de Abril Sempre!




Que amor não me engana
Com a sua brandura
Se da antiga chama
Mal vive a amargura
Duma mancha negra
Duma pedra fria
Que amor não se entrega
Na noite vazia?


E as vozes embarcam
Num silêncio aflito
Quanto mais se apartam
Mais se ouve o seu grito
Muito à flor das águas
Noite marinheira
Vem devagarinho
Para a minha beira


Em novas coutadas
Junta de uma hera
Nascem flores vermelhas
Pela Primavera
Assim tu souberas
Irmã cotovia
Dizer-me se esperas
Pelo nascer do dia.

Letra e música: Zeca Afonso

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Cozinhices #7 - Bacalhau à Zé do Pipo

Um destes dias aventurei-me a fazer uma das mais famosas receitas de bacalhau cá por terras lusas,  o Bacalhau à Zé do Pipo. A confecção deste prato demora um pouco devido ás várias etapas e também por ser finalizado no forno mas na minha opinião todo o processo poder ser bem simples, basta seguir direitinho a receita.
Vou deixar-vos a minha versão deste prato que não difere muito da mais usual e é uma óptima sugestão para o jantar!


Ingredientes (para 4 pessoas):

- 4 postas de bacalhau demolhado
- 4 dentes de alho
- 2 cebolas
- um pimento vermelho 
- uma folha de louro
- bacon fumado 
- puré de batata (quantidade para 4 pessoas)
- Azeite q.b.
- Sal e pimenta q.b.
- Azeitonas ou pickles laminados 

Maionese:

- 1 ovo
- óleo vegetal 
- 1 dente de alho
- noz moscada q.b.
- sal q.b.
- uma colher de chá de sumo de limão
(juntar todos os ingredientes e bater com uma varinha. O óleo deve ser adicionado em pequenas quantidades até o molho ficar espesso)

Modo de preparação:

- Colocar o bacalhau e os dentes de alho cortados ao meio no leite para cozer. 
Entretanto, cortar o bacon em tiras finas e levar ao lume a estalar com o azeite. Quando estiver dourado juntar a cebola cortada grosseiramente em tiras e deixar alourar um pouco. Juntar de seguida o pimento em tiras mais finas, a folha de louro, o sal e a pimenta.
Depois de cozido o bacalhau, escorrer e colocar num recipiente próprio para ir ao forno. 
Adicionar o puré de batata em volta das postas de bacalhau e deitar a cebolada sobre as mesmas. Cobrir com a maionese  e levar ao forno a gratinar. Enfeitar no final com as azeitonas ou os pickles  laminados.







Bom apetite!

terça-feira, 23 de abril de 2013

I´m feeling blue...

Numa tarde tão luminosa de sol sobre um fundo de azul intenso, não resisti a postar um conjunto de peças que exalam esta cor e que à partida nos pode parecer de difícil combinação. 

Azul representa para mim o céu e o mar e muitos dirão o FCP mas deixemos-nos de clubices. Quando penso em azul sinto uma leve frescura, sinónimo da sua tamanha presença na palete de cor que a natureza nos oferece. Mas azul também poderá significar um sentimento melancólico e de tristeza como a palavra em inglês blue o imprime. Azul é por outro lado uma cor associada à nobreza e à realeza representando uma certa estratificação social, uma posição hierarquicamente superior.






























Até já!

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Beleza sonora #15 - Carlos Bica & Azul

Depois de uma semana de ausência volto para vos deixar com um dos temas que ontem me fez companhia no meu regresso a casa. Foi a primeira vez que ouvi o álbum Azul e senti uma enorme empatia com ele, parecia que de alguma forma já o conhecia, soava-me a algo familiar. 
O disco é de 1996 e sem sombra de dúvida é um dos melhores de sempre do jazz português. É um disco para se ouvir com atenção, com coração e com saudade. Marca o início do famoso trio Azul onde o contrabaixo de Bica se junta à guitarra de Frank Möbus e à bateria de Jim Black. Brilhante este Azul do Carlos Bica, um dos poucos músicos portugueses que alcançou projecção internacional.  
Deixo-vos com "Azul é o Mar" que quero dedicar a todos aqueles que tornaram o meu fim de semana especial*


Até já!

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Apresento-vos a Maddie

Há algum tempo que queria fazer um post sobre a Maddie. E perguntam vocês, quem é a Maddie? Pois bem, é uma cadela famosa por ser fotografada em cima de coisas. Coisas banais e coisas completamente inesperadas que são autênticos desafios às leis da física :)
E tudo isto está documentado no blog http://maddieonthings.com/ e teve também direito a um livro! 
Quem adora cães como eu vai ficar fascinado com esta cadela e as incríveis fotos que documentam as mais variadas situações em que ela é colocada. Posso-vos garantir que algumas posições parecem quase impossíveis para um cão poder estar mas não, a Maddie é capaz! Estou rendida! E já me arrancou muitas gargalhadas esta valente e carismática cadela. Quanta fofura...

E nunca é demais lembrar que devemos cuidar sempre bem dos nossos animais...e este projecto é também um alerta nesse sentido, para compreendermos o quão maravilhosos eles são.

Serão o meu Xinchan e a minha Poppy capazes destas proezas? Humm...
















Até já!